segunda-feira, 31 de agosto de 2009

A NOÇÃO DE ESTILO E O OBJETIVO DA ESTILÍSTICA

GESTAR II - ITUPORANGA - LÍNGUA PORTUGUESA
Profª Jociara Sardo
Cursista: Rosemary Aparecida Barg
E.M.E.F.RIBEIRÃO MATILDE - ATALANTA

TP 5 - Seção 1 – pág. 15

A língua portuguesa dispõe de muitos recursos estilísticos que oferecem suportes capazes de atingir um considerável número de pessoas nas mais variadas faixas etárias e classes sociais em que estão inseridas.
Nossa proposta é analisar a mídia e as tecnologias disponíveis para compreender o ESTILO e o objetivo da ESTILÍSTICA, sabendo de antemão que ESTILO é o conjunto de recursos expressivos usados para gerar um efeito de sentido do falante e a ESTILÍSTICA estuda os valores ligados à sonoridade, à significação e formação das palavras da frase e do discurso.

ATIVIDADE DESENVOLVIDA COM ALUNOS DA 8ª SÉRIE

1) Após observar as revistas, recorte duas figuras de pessoas que lhe chamaram atenção e duas figuras que você não tenha gostado.
2) Liste o maior número de comentários possíveis a respeito das figuras.


(Neste espaço o aluno escolhe as figuras aleatoriamente e cola)





Pontos positivos: Pontos negativos:
_________________________ _______________________ _________________________ _______________________
_________________________ _______________________
_________________________ _______________________
_________________________ _______________________
_________________________ _______________________

RESPONDA:


3) Depois de analisar as figuras, tanto de forma positiva quanto de forma negativa, é possível construir uma imagem sobre as pessoas, suas personalidades e comportamentos, a partir do seu estilo, aparência ou apresentação?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________

4) Quais os conceitos de ESTÉTICA (beleza) que estão incorporados nas figuras ?
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________

5) Faça uma pesquisa em sala de aula para saber sobre os estilos musicais dos colegas. Anote
as preferências e faça um mural com os nomes vencedores e, posteriormente um mini festival na sala de aula com os mais variados estilos musicais.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6) Pesquise junto aos seus pais, nomes de músicas que faziam sucesso na época deles e quais eram os estilos de roupas mais usados. Fazer um mural em sala de aula usando fotos com os estilos de hoje e os de ontem. (Músicas e roupas).
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



Aluna:___________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário