domingo, 31 de maio de 2009

Avançando na Prática - TP 3

Cursista- Ana Paula Kretzer
Escola: “ Silva Jardim” – Alfredo Wagner
Caderno TP3 – Gêneros e Tipos textuais
Unidade 9
Seção 3 – Classificação de Gêneros Textuais – página 33

A sugestão do caderno era trabalhar com dois tipos de receita. A receita 1 “Espaguete com brócolis e tomate seco” e a receita 2 “ Lasanha à recessão gratinada” . A pretensão é que os alunos observem a estrutura de uma receita e percebam que esta pode ser ironizada , parodiada com temas que critiquem, façam pensar.
Iniciei com esta idéia de uma maneira prática. A receita que usei foi de uma nega maluca. Falei aos alunos que eles deveriam escrever a receita de acordo com o que eu ia fazendo na sala de aula. Levei os igredientes e fui misturando; tudo com o olhar atento e as anotações dos alunos. Foram eles quem montaram a receita. Neste dia tínhamos duas aulas faixa. Depois que os alunos formularam a receita, coloquei o bolo no forno e enquanto ele assou organizamos as informações que os alunos tinham escrito. Então propus a eles que reescrevessem uma receita à sua maneira, com o tema “ A escola ideal”.
Eles prepararam suas próprias receitas e discutimos as semelhanças e diferenças entre ambas e para finalizar saboreamos um delicioso bolo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário