domingo, 28 de junho de 2009

Trabalho intenso!



Pré-Projeto

Dia 28 de junho foi com certeza um dia diferente. O grupo 6 (Maria Aparecida, Kellin, Ricardo e Rosimary) reuniram-se na cidade de Leoberto Leal para a definição do projeto do Curso Gestar. Queremos agradecer a presença da professora Jociara que nos deu uma contribuição ímpar para a realização desta atividade. Queremos deixar um forte abraço para nossa colega Mery que não esteve conosco hoje por motivos de força maior. Bjo também para Graciela, esposa do Ricardo e pro Baby deles!
Um abraço a todos os colegas. Até o próximo encontro!

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Atividade 3 - Texto Dissertativo


A PESCA PREDATÓRIA

Apesar da pesca ser uma das atividades mais antigas desenvolvidas pelo homem, parece que o tempo de prática ainda não foi suficiente para evitar que ela seja realizada de forma predatória. Levantamentos recentes indicam que hoje a captura indiscriminada desperdiça milhões de toneladas de peixes todos os anos,e isso representa um crime contra a natureza.

Infelizmente no Brasil os números também não são animadores e o Ibama, órgão responsável pela fiscalização e controle das atividades pesqueiras, prevê que ainda existe uma quantidade considerável de pescadores trabalhando de forma incorreta e, conseqüentemente, predatória.

A maior problemática nacional consiste na sobrepesca ,(captura em quantidades acima do limite ) para garantir a manutenção dos estoques de peixes ou a sustentabilidade da pesca comercial. Os especialistas já diagnosticaram que pescou-se bem mais do que seria aceitável, principalmente nas épocas de desova, o que diminui muito o número de peixes nos rio e mares.

Para tentar reverter o declínio da produção de peixes e lutar contra a pesca predatória, o Ibama propôs a gestão participativa entre todos os envolvidos no setor tais como as industriais, pescadores, pesquisadores, ONGs e o próprio governo, através dos estados e municípios. A gestão conjunta na pesca industrial é a maneira encontrada pelos especialistas para garantir a sobrevivência da atividade e a idéia é que se estude e apresente uma forma sustentável de exploração da atividade pesqueira, já que, está crescendo a demanda de pedidos no cardápio dos restaurantes de peixes frios e quentes.

Como dito, a pesca é uma atividade com fins lucrativos e para muitos é a única fonte de subsistência. Mas há também o lado do lazer, da pesca prazeiroza. E por isso não podemos apenas esperar que as soluções venham dos órgãos competentes, mas que cada um de nós faça a sua parte para não sermos mais um nas estatísticas dos que fazem pesca predatória, se é que ainda queremos ensinar nossos netos a PESCAR.

Equipe: Kellin, Maria, Ricardo, Rosemary, Cleci

by Kadu

domingo, 21 de junho de 2009

Proposta de trabalho - TP 3


Professora: Regiane Sebold.
Disciplina: Língua Portuguesa.
Série: 8ª.
Tema: Intertextualidade entre gêneros textuais.

Objetivos:

- Identificar características de um gênero textual.
- Reconhecer a transposição de um formato de gênero textual para outro.

Introdução:

Falar que iremos reconhecer as características dos gêneros textuais:
receita e bula de remédio e iremos também transpor o formato de um
gênero para outro (explicar o que é isto).

Explicação:

Entregar texto I (receita, TP 3, pág. 20), ler, analisar sua estrutura e
características. Posteriormente, entregar texto II (uma bula de remédio) e
fazer o mesmo. Após isto, comentar as diferenças entre os dois gêneros
textuais. Entregar texto III (TP3, pág. 34), ler e comparar com o texto I.
Posterior a isso, entregar texto IV (TP 3 pág. 167), ler e comparar com texto
II.

Atividade:

Pedir para que os alunos organizem-se em duplas, escolham um dos dois
gêneros estudados e elaborem um texto seguindo a estrutura do gênero
escolhido. Há quatro sugestões para optarem uma:
- Um mundo melhor
- 0/a namorado/a dos meus sonhos.
- Escola ideal.
- Um verdadeiro amigo.
Após os textos terminados alguns alunos leem e todos entregam à professora
Para expô-los na sala.

Avaliação:

Através da participação e dos textos produzidos.

Recursos didáticos:

Quadro, pincel e os quatro textos.















Atividade 3 - Prosa e verso
A Pesca

Numa gélida manhã de outono, estava eu nas profundezas do Rio Itajaí Açu olhando para o azul do céu e o anil da água quando desceu próximo a mim, quebrando o silêncio, em vertical, o anzol que mais tarde rasgaria minha garganta. Junto ao anzol descia uma linha que embaralhara em meu corpo, levando a cortar minhas guelras e minha boca provocando um enorme rasgão.
Debati-me muito e consegui fugir da situação. Quando acordei, estava eu sob o ardente sol da tarde na areia de uma praia paradisíaca.


Professoras: Ana Paula, Edina, Regiane, Suelen, Susana.



Atividade 3 - Prosa e verso

Lazer em dose dupla

Dia quente. Tempo favorável à pesca. Homem em busca de lazer com seu anzol apropriado e iscas suculentas. Em todas as direções várias lagoas. Epa! Burburinhos na água! Sinal de peixe. Um barquinho confortável. Passam minutos, beliscos para cá, beliscos para lá. Eis o primeiro peixe, e outro e mais outro... Todos grandes e aparentemente apetitosos. Chegando em casa, mulher contente, sorriso insinuante. Peixe vai, peixe vem. História vai, história vem. Em pé no tanque, pezinhos se cruzam, mãos se entrelaçam, corpos se enroscam e mais uma pesca com final feliz.

Autoras:KARIN MILENA,JULIANA,SARA E SUSANA




Atividade 1: Gêneros Textuais
Tombar a casa

A prefeitura de Chapadão do Lageado inaugurará na próxima semana o seu primeiro monumento histórico.

A casa da família Silva foi tombada, visto que possui altos arbustos em um jardim extremamente bem cuidado. Revestida com pedras na parede lateral em um lugar bem sossegado, pois a casa mais próxima localiza-se a meio quilômetro. É a casa mais rica do município já que apresenta uma sala de jantar com muita porcelana, prata e cristais, além de guardar coleções de selos e moedas raras. O quarto principal é revestido de mármore.

Tombou-se o imóvel para transformá-lo em um museu para que os turistas possam reconhecer e usufruir dessa beleza arquitetônica em meio natural, construída na época da colonização.

Autoras:KARIN MILENA,JULIANA,SARA E SUSANA.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Atividade 2
FUNK: A MINA DO CHINA

Vvvvou contar para vocês
Do meu amigo chinês
Que conheci lá na França
A mina tava nu baile
Uma história muito massa

E o China se apaixonou
Foi foi foi só um beijinho
O cara já endoidou

Para China, China para
Que’as gata é uma parada
Para China, China para
A mulé já é casada!!!!!

Tu , tu ,tu ,tu ,casada...
Tu , tu ,tu ,tu ,facada...
Tu , tu ,tu ,tu ,casada...
Tu , tu ,tu ,tu ,facada...

Professoras: Susana, Tatiana, Regiane.
Atividade 1 - Gêneros Textuais

COMPRE UMA LINDA CASA DE CAMPO

Vende-se uma casa de campo ampla e aconchegante. É rodeada por altos arbustos que dão a sensação de privacidade. Tem um jardim grande e bem cuidado. É a casa ideal para quem tem filhos. Foi reformada recentemente. Veja mais detalhes no site WWW.suacasa.com.br

Professoras: Cleci, Regiane, Susana, Tatiana.